Os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) foram criados para auxiliar o agronegócio do país.

A agronomia é um dos principais alicerces da economia do país, que é o terceiro maior produtor agrícola do mundo, e para incentivar ainda mais este setor foram criados os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais, mais conhecido como Fiagro.

O fundo lançado em agosto deste ano é um das formas criadas para impulsionar o agronegócio e ajudar na captação de investimentos, e seus produtos já estão disponíveis para negociação na Bolsa de Valores.

O Brasil é líder mundial na exportação de café, soja e açúcar e de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a produção de grãos cresceu mais de seis vezes entre 1975 e 2017, graças à aceleração da produtividade com investimentos no setor.

Ainda assim, segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária, será necessário mais R$700 bi para aprimorar e melhorar o agronegócio do país, devido essa necessidade o Fiagro foi criado.

Fiagro

O fundo foi criado pela Lei N° 14.130 de março de 2021 como um tipo de investimento, que terá seus recursos captados direcionados a ativos relacionados ao setor agroindustrial, que abrange desde propriedades rurais até atividades integrantes da cadeia produtiva.

Para fazer parte do Fiagro, o gestor deve decidir como investir seus valores, de acordo com a política do regulamento do programa, adquirindo cotas relacionadas aos ativos permitidos, que somadas representam o patrimônio daquele investidor.

A negociação pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas na Bolsa de Valores.

Fonte: www.contabeis.com.br