Empresas e produtores rurais contam e investem cada vez mais em com ferramentas que auxiliam na tomada de decisões e geram informações durante todo o período de safra

Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento, a expectativa é de uma safra cheia em 2022/2023, em torno de 313 milhões de toneladas. Mas, para que isso aconteça, o produtor precisa estar atento a vários fatores. Além da escolha da semente, do manejo e do clima, é importante utilizar tecnologias que o ajudem na tomada de decisões e na gestão das lavouras.

“O produtor é um exímio administrador. Ele tem de controlar diversos fatores que são preponderantes para o resultado final da sua safra. Neste período, é importante ele contar com ferramentas e tecnologias que, de forma simples, o ajudam com informações em tempo real, funcionam como uma bússola na gestão da propriedade e ainda oferecerem relatórios periódicos sobre tudo o que está acontecendo nas lavouras, para o ajudar na tomada de decisões”, explica Jean Nobre, gerente de inovação e transformação digital da Agrológica.

Em uma plataforma que ajuda o agricultor a tomar decisões, armazenar dados sobre sua propriedade e seus negócios, a Agrológica, empresa de revenda de sementes e defensivos agrícolas em Mato Grosso, criou a ferramenta tecnológica AOL – Agro On Lógica (www.agrologica.com.br/aol/), que é um aplicativo em que o produtor faz download em seu celular e tem facilmente acesso a informações via timeline no aplicativo ou através de relatórios enviados via whatsapp pela equipe técnica de campo, acompanhamento geográfico de cada talhão durante a safra, fotos, áudios e vídeos gravados em tempo real nas propriedades.

Para além de ferramentas digitais, é fundamental que a tecnologia no campo esteja diretamente ligada à produção de grãos, assim como é feito aqui, na Marambaia Sementes. A Marambaia sempre utiliza das melhores tecnologias com parceiros como a EMBRAPA, para que o resultado seja sementes de alto vigor, alta germinação e alta produtividade.