A região sul e Centro-Oeste do país terão ajustes positivos e podem atingir a maior produtividade média já registrada!

A Safras & Mercado divulgou recentemente (04/03), uma estimativa mostrando que a produção brasileira de soja em 2021/22 deverá totalizar 125,08 milhões de toneladas, com recuo de 9,4% sobre a safra da temporada anterior, que resultou em 138,1 milhões de toneladas.

No dia 11 de fevereiro deste ano, foi divulgado o relatório anterior e a projeção era de 127,17 milhões de toneladas. O corte em relação à estimativa anterior é de 1,64%.

Em compensação, nas regiões Sudeste e Centro- Oeste, passaram por ajustes positivos em alguns estados, em destaque Minas Gerais, que pode estar atingindo a maior produtividade média já registrada no estado. “O avanço dos trabalhos de colheita revela que, apesar do excesso de chuvas em alguns momentos, as lavouras do Centro-Oeste e do Sudeste tiveram um ótimo desenvolvimento nesta temporada, com exceção de algumas microrregiões estaduais. Tal fato ajuda a compensar, em parte, as perdas da Região Sul”, explica o consultor de Safras & Mercado, Luiz Fernando Roque.