As informações são referentes a pesquisa realizada na última sexta-feira (3)

A safra de soja é um dos principais produtos agrícolas do Brasil, responsável por uma grande parcela das exportações do país. E a colheita desta safra está em andamento, com um progresso de 39,7% até a última sexta-feira, de acordo com dados apresentados pela consultoria Safras & Mercado.

Essa marca representa um avanço significativo em relação ao mesmo período do ano passado, quando a colheita estava em 30,4%. Isso pode ser atribuído a um clima mais favorável, que permitiu o plantio em um prazo adequado e o desenvolvimento saudável das plantas. A evolução do trabalho, contudo, está abaixo do ciclo 2021/22. Em igual período do ano passado, a colheita de soja no Brasil era de 50,5%.

Na atual temporada, a colheita da soja no país também está atrasada quando comparada com números médios dos últimos cinco anos, mas apenas em 0,3 ponto porcentual, isso porque a média do período é de 40%.

Colheita de soja por estado

A Safras & Mercado indica que a colheita de soja em Mato Grosso, estado com os trabalhos mais avançados, está em 88%. Assim, a unidade federativa supera a média de 76,4% dos últimos cinco anos. Tal indicador representa, entretanto, ritmo mais lento do que o da temporada passada, quando a colheita já envolvia 90%.

Por fim, a consultoria também apresentou dados referentes a outros dois estados produtores da soja. Em Goiás, a colheita avançou para 60%, contra média de 46,8%. Por outro lado, a área colhida chegou a 23% no Paraná — bem abaixo da média de 37,2% para o período.