Usar sementes certificadas pode garantir a qualidade e a segurança da lavoura

O nome informal “Saco Branco”, é conhecido entre os produtores rurais para se referirem à sementes que não são certificadas. Ou seja, são sementes que não passaram por processos de certificação ou verificação de qualidade e características genéticas. Essas sementes podem ser obtidas através de fontes não confiáveis como empresas que produzem e/ou comercializam sementes sem autorização dos órgãos responsáveis e sem o devido critério de qualidade.

Os lotes de sementes oriundos desta produção não certificada podem conter sementes de plantas daninhas, material envelhecido, inóculo de doenças e até mesmo materiais sem pureza varietal. Afinal, sem o rastreamento e a certificação, nada garante a qualidade deste material.

Plantar sementes não certificadas é extremamente nocivo para as lavouras, resultando em vários efeitos negativos:

  • Baixa germinação: a taxa de germinação dessas sementes pode ser muito baixa, resultando em poucas plantas;
  • Plantas invasoras: as sementes não certificadas podem conter sementes de plantas invasoras que podem prejudicar o crescimento das outras plantas ou danificar o ecossistema local, gerando problemas para o produtor por meio da introdução de uma nova espécie de planta daninha ainda inexistente naquela área, por exemplo;
  • Baixa qualidade e rendimento: as plantas resultantes de sementes não certificadas podem ter baixa qualidade ou rendimento, prejudicando a produção agrícola.

O sucesso do plantio e a qualidade do ambiente dos cultivos depende totalmente da escolha de sementes certificadas oriundas de fontes confiáveis. Para isso, é fundamental na hora da escolha da semente a ser utilizada, que esta seja certificada, seguindo padrões rigorosos de qualidade, conforme as regras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura.

Segundo o Gerente de Produção e Negócios da Marambaia Sementes, Ricardo Silva, “além do processo documental, é necessário fazer a rastreabilidade da origem desse produto. Então, a certificação nada mais é do que o acompanhamento de todo o processo até o final, ou seja, a emissão dos documentos da semente, e a verificação de qualidade feita por órgãos como Ministério da Agricultura e a Embrapa, para que então esta semente chegue ao agricultor”, destaca.

Para adquirir uma semente confiável é preciso buscar por um bom parceiro, um produtor de sementes, uma revenda ou uma cooperativa que esteja credenciada para produzir e comercializar sementes. Este fornecerá nota fiscal, certificado de semente dizendo qual o lote que está recebendo, qual a qualidade, quem é o produtor, quem é o responsável técnico e todos outros detalhes importantes sobre a semente.

A Marambaia Sementes é uma empresa séria e comprometida com a produtividade do produtor, portanto, só trabalha com sementes certificadas e aprovadas pelo Ministério da Agricultura, além da parceria com a Embrapa, Fundação Meridional, Germinar e outras que fortalecem ainda mais a confiança e credibilidade em cada semente produzida. Trabalhamos com sementes de feijão, arroz e milheto.

Se você ainda não conhece todos os serviços e benefícios oferecidos por nós, entre em contato conosco e fique atento aos nossos canais de comunicação para estar sempre por dentro de tudo que acontece no mundo do agronegócio.