Os responsáveis por esse feito, são: A técnica de plantio direto, irrigação e os melhoramentos genéticos das plantas

O agronegócio brasileiro tem sido um dos mais importantes setores econômicos do país nas últimas décadas, e uma das razões para isso é a capacidade de produzir mais de uma safra agrícola por ano na mesma área. A técnica responsável por isso é o plantio direto, aliado a outros avanços tecnológicos como a irrigação e os melhoramentos genéticos das plantas.

O plantio direto é uma técnica que consiste em não arar o solo, deixando a palhada da cultura anterior como cobertura. Isso protege o solo da erosão, aumenta a capacidade de retenção de água e nutrientes e melhora a sua fertilidade. Essa técnica possibilita a produção de mais de uma safra agrícola por ano, pois não é necessário esperar a terra descansar após o plantio.

A irrigação é outro fator importante que permite a produção de várias safras em uma mesma área. O Brasil possui grandes áreas de irrigação, o que permite o cultivo em regiões que antes eram consideradas impróprias para a agricultura. A irrigação permite um controle mais preciso da quantidade de água fornecida às plantas, garantindo uma produção de alta qualidade e em quantidades elevadas.

Além disso, os melhoramentos genéticos das plantas têm sido fundamentais para o avanço do agronegócio brasileiro. As sementes são cada vez mais resistentes às condições climáticas adversas, aos ataques de pragas e doenças, e produzem mais em um menor espaço de tempo. As plantas melhoradas geneticamente têm um rendimento maior, o que contribui para o aumento da produtividade.

A Marambaia Sementes, por exemplo, produz até 10 milhões de quilos de sementes e grãos por ano, através de investimento em alta tecnologia garantimos a qualidade e produtividade dos produtos oferecidos. Nossas sementes de milheto, feijão e arroz são de alto vigor, alta germinação e alta produtividade, certificadas e aprovadas pelo Ministério da Agricultura, além da parceria que temos com a Embrapa, Fundação Meridional, Germinar e outras que empresas que fortalecem ainda mais a confiança e credibilidade em cada semente produzida.

O avanço do agronegócio brasileiro com a produção de três safras agrícolas por ano na mesma área tem trazido benefícios significativos para a economia do país. Além de gerar empregos e renda, a produção de alimentos em larga escala garante o abastecimento interno e também é exportada para outros países, contribuindo para a balança comercial brasileira. No entanto, é importante ressaltar que esse avanço precisa ser sustentável, respeitando o meio ambiente e os recursos naturais. A preservação das áreas de floresta e a utilização consciente da água são fundamentais para garantir a continuidade da produção agrícola no país.

Fique ligado nos próximos conteúdos para conferir nossas notícias, dicas, cases de sucesso e claro, para se manter conectado com os principais acontecimentos no mundo do agronegócio.