Com a onda de frio, especialista afirma que produtores rurais devem ficar em estado de alerta

A onda de frio que avança sobre o Brasil, já é considerada histórica pelos meteorologistas – principalmente no sul e sudeste do país. E uma das preocupações desta queda de temperatura são os produtores rurais, que precisam estar preparados para contabilizar os prejuízos causados pelo frio intenso.

Na maior parte das regiões, as temperaturas mais baixas estão sendo registradas esta semana. Nas áreas do Sul, por exemplo, Santa Catarina chegou a registrar -2,4ºC com geada. Outras regiões do Sul também registraram geadas e temperaturas quase negativas. General Carneiro, no Paraná, com 0,3°C; Vacaria, no Rio Grande do Sul, com 1,4°C; Inácio Martins (PR), 1,7°C; São José dos Ausentes (RS), 2°C e o também catarinense Rio Negrinho com 2,9°C.

As geadas criam um cenário de forte preocupação para o agronegócio do país. A região Sul, por exemplo, tem uma forte presença quando se fala em extrativismo, agropecuária, indústria, entre outros. Há uma intensa produção de soja, tabaco, cana de açúcar, laranja, uva, além da criação de gado. Minas Gerais, também listada como região que será fortemente afetada, é conhecida por ser o maior produtor nacional de café.

Douglas Duek, CEO da Quist Investimentos, atua constantemente no setor de agronegócios e afirma que, em casos como estes, o impacto pode ser sentido, inclusive, em âmbito internacional, já que o Brasil é um dos maiores exportadores de café. “O que acontece é que, caso ocorra queda na produção, o mercado pode ameaçar um aumento nos preços”, explica.