A ferrugem é a principal doença

Proteger as safras de soja é de extrema importância para nossos agricultores, afirmou Michel Rocha da Silva, Universidade Federal de Santa María (UFSM), em um artigo publicado no portal mundoagropecuario.com. A área plantada com soja no Brasil triplicou nos últimos 25 anos. Simultaneamente com o aumento da área plantada de soja, pragas e doenças passaram a ameaçar a sustentabilidade da cultura no Brasil.

“A ferrugem asiática da soja é a doença mais importante da soja no Brasil. Essa ferrugem, causada por um fungo chamado Phakopsora pachyrhizi, foi encontrada pela primeira vez em 2001 no oeste do Brasil. Pode causar perdas de desempenho de até 90% sem controles. Os sintomas típicos da ferrugem da soja são pequenas lesões bronzeadas na superfície da folha e clorose da folha. Isso leva à desfoliação prematura enquanto a planta produz grãos. Sem folhas, a planta não pode participar da fotossíntese e fornecer energia para a produção de sementes de qualidade”, comenta.

Mesmo se o fungo estiver presente, ele não pode se espalhar pelo campo, a menos que as condições ambientais sejam favoráveis. “As condições ambientais ideais para a infecção da ferrugem da soja incluem uma temperatura de cerca de 50 a 82 ° F e um período de orvalho superior a 6 horas. A ferrugem asiática da soja se reproduz produzindo esporos. Em 1985, Seiji Igarashi desenvolveu uma armadilha de esporos especializada para a detecção precoce deste fungo nos campos. A armadilha de esporos foi usada para ajudar os agricultores a definir quando um fungicida deve ser aplicado com base em todos esses fatores”, conclui.

Marambaia Sementes

A Marambaia Sementes em parceria com a Embrapa desenvolveu oito cultivares de soja, sementes altamente tecnológicas e resistentes a pragas, como a ferrugem, por exemplo.
Investir em sementes certificadas garante uma safra mais saudável e lucrativa ao produtor rural, evitando gastos desnecessários e otimizando o tempo de plantação.

Converse com um dos nossos consultores e conheça a nossa variedade de sementes e serviços para multiplicar a sua colheita.

Fonte: www.agrolink.com.br