O país que é a maior fornecedora de fertilizantes do Brasil: Rússia. E o país que se destaca na produção de milho mundial: Ucrânia. Quais são as consequências para nosso agronegócio?

Nas últimas semanas não se tem falado de outro assunto: O conflito entre esses dois países. E após a invasão da Rússia (24), essa ação pode trazer consequências indiretas para vários países, incluindo o Brasil.

No agronegócio, o Brasil depende de fertilizantes importados, e a Rússia é a maior fornecedora do insumo. Na visão somente de produtos agropecuários, a Rússia ficou na 22ª posição dentre os maiores importadores, com US $1,27 bilhão adquiridos em 2021 (participação de 1,06%), segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Já a Ucrânia, é líder na produção de milho mundial. Uma possível retirada do país do mercado internacional, diminuiria a oferta do cultivo, provocando uma alta no preço do grão, que é muito usado como ração, aumentando, assim, os custos de produção na pecuária e das carnes nas prateleiras.

Acompanhe as possíveis consequências desse conflito no agronegócio brasileiro:

CRISE NOS FERTILIZANTES

Os fertilizantes químicos funcionam como um adubo, utilizados para preparar e estimular a terra antes do plantio. O setor de fertilizantes já sofria uma crise, antes do conflito, com encarecimento dos preços e escassez de produtos, mas isso agora pode piorar, pois no mercado mundial, a Rússia domina 10% dos nitrogenados, 7% dos fosfatados e 20% dos potássicos.

A soja, por exemplo, principal commodity do Brasil, depende muito do fósforo e do potássio. Em possível impacto desses produtos, até as rações para a pecuária seriam afetadas, por sua vez, elevando o custo de produção das carnes e o valor para o consumidor.

Estes impactos devem ser sentidos pelo consumidor, principalmente, na safra de 2023, que é plantada no segundo semestre deste ano.

EFEITO EM CADEIA

Mesmo que a Ucrânia não seja uma grande fornecedora ou cliente do agronegócio brasileiro, uma crise afetaria o Brasil diretamente. Isso porque o país europeu é o 3° maior produtor de milho mundial. Caso o país diminua a produção, no primeiro momento, com a menor oferta de milho, os preços subiriam ainda mais.

Apesar de o Brasil completar o consumo interno com o cereal da Argentina, a menor oferta do produto causaria encarecimento mundial devido à maior demanda que os fornecedores disponíveis receberiam. Tudo isso afetaria também o consumidor, por causa de uma alta do preço dos alimentos.

ESCASSEZ DA CARNE DE FRANGO

A Ucrânia é um país exportador líquido do alimento, da ordem de 300 mil toneladas, por isso, o Brasil pode esperar também um aumento da demanda pela carne de frango – o que pode encarecer o produto.

Tudo isso aconteceria em um cenário em que os estoques mundiais de grãos já estão apertados. Por isso, se a relação comercial com a Rússia for abalada, o Brasil pode ter perdas econômicas.