A análise do mercado da soja feita pelo consultor da Agrinvest, Eduardo Vanin, ao site Notícias Agrícolas, pode ser dividida em dois momentos; os fundamentos que podem mexer com os preços do grão em Chicago e os impactos de uma tarifa de importação zerada para as cotações da soja no mercado interno.

No que se refere aos preços da soja em Chicago, temos um cenário positivo para as cotações, porém dependente de confirmação de alguns fatores, vamos a eles:

Oferta – Os impactos do fenômeno climático ”Derecho” e a deterioração das lavouras americanas em função de bolsões de seca em regiões produtoras nos EUA podem modificar o volume previsto para a safra até o momento. Diante desses fatores, o relatório mensal de oferta e demanda do mês de setembro ganha importância e vai ser fundamental para determinar o tamanho da oferta de soja na safra americana que está prestes a iniciar.

Demanda – As especulações de que a China comprará 40 milhões de toneladas dos EUA no ano safra 2020/21 são positivas para os preços da soja em Chicago, já que seriam volumes recordes, superando as 36 milhões de toneladas compradas na safra 2016/17. E mesmo assim, só refletirão em altas nos preços se de fato se esses volumes se confirmarem e se o ritmo de compras for mais agressivo que o registrado até o momento.

Fonte: Notícias Agrícolas